Nossas Crianças

Dia e horário da evangelização: sábados das 9 às 10:30 horas.

O que se faz na área da infância e juventude, na SEMAN, sob a denominação de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, é a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus – que foi apontado pelos Espíritos superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade.

O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.

As aulas são realizadas num ambiente de descontração, como recomenda a didática moderna, sem misticismo, com respeito e grande aproveitamento, pois o aluno participa, questiona, se informa, dirime dúvida, reflete e conclui.

As aulas preveem ainda situações de aprendizagem em que o aluno é convocado a opinar quanto à prática dos ensinamentos evangélico-doutrinários que, segundo Kardec, determinarão uma grande melhora no progresso moral da Humanidade.

Não há mais dúvida de que a evangelização espírita da criança e do jovem tem por objetivo a formação moral das novas gerações, embasada nos ensinamentos do Espiritismo e do Evangelho.

A tarefa acontece todos os sábados, das 9 às 10:30 horas. Em seguida os alunos inscritos , que desejam, podem participar das aulas de instrumentos musicais:  violão, flauta, gaita e teoria musical. Para se inscrever, basta comparecer no horário das aulas e procurar a equipe responsável. As aulas são ininterruptas. Acontecem de janeiro a dezembro. Os bebês também podem participar de aulas direcionadas.

Evangelização de bebês

Evangelizando a criança desde a mais tenra idade, fornecemos a ela a base moral para a vida, o conteúdo que a auxiliará no enfrentamento das dificuldades com que irá se deparar, e para que possa cumprir com êxito os desafios e as conquistas às quais se propôs para esta encarnação. Propiciamos a construção do elo com Jesus, conhecendo-O mais intimamente, tendo Nele o Amigo querido de todas as horas, o Guia seguro para toda a vida.

Os conteúdos doutrinários e evangélicos, vivenciados corporalmente pelo bebê, ficarão impregnados em seu períspirito, juntamente com o arquivo de experiências trazido de outras existências, conteúdos estes que poderão ser associados e relembrados futuramente pela criança. E ainda promover transformações morais, provenientes desta memória psíquica do período enquanto bebê.

Esse trabalho acontece das 9 às 10:30 horas, com equipe especialmente selecionada para isso. Os bebês devem estar acompanhados da mãe ou pai.

Evangelização Infanto-Juvenil

De 03 a 13 anos

Evangelização Espírita Infanto-juvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus, junto à criança e ao jovem.

Nossos estudos visam promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e a natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo e agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível.

A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.

À Evangelização Espírita Infanto-juvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor, para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.

Evangelizando em notas musicais

Aulas de violão, flauta e outros

A música exerce papel muito importante na evangelização de almas.

“O ritmo está presente na criança a partir do seu próprio organismo: o compasso das batidas do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a sequência interminável do dia e da noite, os horários das refeições, do descanso, tudo a sua volta fala que o universo está envolvido em ritmo harmonioso.

“A criança pequena não aprende por conceitos abstratos que falam ao cérebro, mas está mais aberta ao ritmo e ao sentimento que a música transmite. O ritmo e a harmonia da música auxiliam sua harmonização interior.

“A música é vibração e pode excitar, ou estimular o Espírito, provocando sensações de nível superior, permitindo vibrarmos em sintonia com esse algo superior, despertando a essência Divina que dorme em cada um de nós. Ao vibrar, sintonizamos com vibrações sutis que pululam no Universo.

As aulas de flauta  acontecem das 12h às 13h
Violão das 16h às 17h
Gaita das 15h às 16h

Nossas excursões

Deus se revela através da criação (natureza e universo)
Respeito pela criação de Deus – carinho por tudo que nos rodeia
Deus protege e vela por toda a criação

Com o objetivo de evangelizar na vivência, promovemos excursões para asilos, creches e muitos outros lugares que promovem em nossas crianças esses sentimentos fraternos.

As excursões são previamente agendadas e planejadas conforme cronograma anual. Os evangelizandos somente podem participar com autorização por escrito de um responsável.